Publicado por: jpmsantos | 13/03/2009

Pelourinho

largo_do_pelourinho_loriga

O Pelourinho (século XIII reconstruído) encontrava-se erguido num pequeno largo de Loriga até finais do século XIX. Perdendo-se no tempo o motivo e a história da sua demolição, ficaram apenas uns poucos escritos e relatos verbais transmitidos através de gerações que deram sempre conta da existência desse monumento nesse local.

Segundo relatos, em 1881 ainda existia o Pelourinho de Loriga que se erguia em frente à casa da Câmara e Cadeia. Era encimado por pedra quadrangular, ostentando as armas da vila, tendo por base três degraus. Era também constituído por uma argola movediça de ferro forjado. Ao ser destruído, o Pelourinho primitivo fez desaparecer uma concreta definição estética do mesmo como também alguma parte da história de Loriga referente a séculos passados. Quando surgiu a ideia de reedificar o Pelourinho, foi necessário fazer um estudo aprofundado, no sentido de que a reconstituição fosse o mais fiel possível ao original. Apesar de serem poucas as versões existentes relacionadas com o Pelourinho de Loriga, a que parece mais credível é a versão escrita pelo Capitão Dr. António Dias que, na década de 50, se baseou nas informações orais de um velho operário que se lembrava muito bem do “poleirinho” e até inclusivamente lhe viu “cair a picota”. Esse trabalho foi valioso para a reconstituição deste monumento, feita a partir desta versão e a sua planta foi elaborada pelo Sr. Júlio Vaz Saraiva (ex-desenhador da antiga empresa Hidroeléctrica), “expert” na área dos pelourinhos.

A inauguração deste monumento foi concretizada no dia 1 de Agosto de 1998. Apesar de não ser o primitivo e de ser um monumento marcado negativamente na história de Portugal, é com satisfação que os loriguenses vêm aquele monumento, que fez parte da história antiga desta localidade e da sua população.

 

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: